(11) 99225-2811 info@braddocks.com.br
Vídeos Assine nosso canal no Youtube

Bike Fit

Você sabe o que é bike fit?


Conversamos com Erick Azzi, bike fitter e instrutor de formação de profissionais nesta área, para falar sobre o que é o bike fit e no que isso pode melhorar sua experiência sobre a bicicleta.

Você sabia que bicicleta tem tamanho? Você sabe o que é bike fit?

Não existe somente bicicleta de criança ou de adulto. A bicicleta deve ser ajustada de acordo com o corpo do ciclista, começando pelo tamanho do quadro.

Nós visitamos o Erick Azzi, especialista em bike fit, e ele vai nos explicar a importância do bike fit pro seu conforto, sua performance e, principalmente, para a sua saúde.

Jonas: Erick, o que é bike fit?

Erick: Bike fit é o ajuste da bicicleta para o ciclista levando em consideração a sua experiência com o ciclismo, sua força - dedicada no ciclismo - e também o seu alongamento. Então, com esses três principais pontos é que a pessoa faz o ajuste da bicicleta ao ciclista e com isso você ganha em sua saúde, melhor performance e conforto ao pedalar.

Jonas: É muito comum as pessoas começarem a pedalar com uma bicicleta emprestada ou aquela bicicleta que está guardada na sua casa há muito tempo. Como eu sei o tamanho da bicicleta pra mim?

Erick: Existem algumas fórmulas para a gente saber o tamanho da bicicleta ideal pra você. Se você pegou essa bicicleta que estava lá parada, é de um primo, é de um amigo ou de algum familiar, a primeira coisa: eu veria se eu sou da
mesma estatura dessa pessoa.

Segundo ponto: quando essa pessoa comprou a bicicleta, ela teve ajuda de um profissional para comprar? Foi numa loja
especializada, numa loja de bicicletas? Com isso, eu acredito que a gente já está aí meio caminho andado.

Agora... Não. Peguei aquela bicicleta, o meu primo é bem mais baixo do que eu, provavelmente essa bicicleta não serve
para você.

Embora as diferenças num quadro de bicicleta sejam pequenas, elas causam um grande impacto na hora do ajuste da bicicleta pra você e no seu conforto ao pedalar.

Jonas: Que ajustes nós podemos fazer sem ter que trocar tantas peças?

Erick: O primeiro ajuste é a altura do selim. Eu posso mover ele pra baixo ou pra cima, de acordo com o meu comprimento da perna. Outro ajuste é o posicionamento do selim. Eu posso mexer também nesse suporte aqui que é a mesa ou avanço do guidão. Eu posso invertê-lo, colocando esse guidão mais pra cima ou, se ele estiver aqui em cima, eu posso invertê-lo para baixo e aí o guidão desce.

E, no caso dos manetes, eu posso também ajustá-los para que fiquem de uma maneira mais ergonômica pra mim.

Agora, gastando um pouquinho você ainda pode encontrar uma mesa adequada para você, com o ângulo adequado e, principalmente, o selim adequado. Existem selins diferentes para homens e mulheres, existem selins de larguras diferentes e selins, também, para objetivos diferentes.

Se eu sou do triathlon, se eu sou do ciclismo, se eu sou do ciclismo de endurance. Então, gastando um pouquinho, a bicicleta fica bem melhor.

Jonas: O que o bike fit melhora na minha pedalada?

Erick: O bike fit, como ele ajusta a bicicleta para o ciclista, primeiro que a sua pedalada vai ficar mais confortável. Vai ficar mais gostoso andar de bicicleta. Sendo mais gostoso andar de bicicleta, você vai andar mais de bicicleta. Então, você vai melhorar sua performance, também. Agora, o ponto principal é que ele salva você de uma lesão.

Então, às vezes, a pessoa não faz o bike fit e acaba tendo uma lesão e isso vai deixá-lo fora do ciclismo, que é algo que você não quer porque você quer pedalar.

Então, esses três pontos acho que são os pontos mais importantes por que você deve fazer um bike fit.

 

Agradecimento:

Erick Azzi (bike fitter)

https://www.facebook.com/AzziCycling