(11) 99225-2811 info@braddocks.com.br
Vídeos Assine nosso canal no Youtube

Câmbio, marcha e cadência

Saiba como usar as marchas da sua bicicleta e melhore seu desempenho significativamente.


As marchas das bicicletas modernas são das coisas mais importantes. Independente do tipo de bike e da quantidade de marchas disponíveis, saiba alguns detalhes que te permitirão fazer o uso correto do equipamento.

Cadência

Afinal de contas, o que é cadência?
É a sua frequência de pedalada, ou seja, quantas voltas completas você executa no pedivela em um período. A unidade mais comum utilizada é a mesma que você vê no conta-giros de um carro: RPM (Rotações por minuto).


Existe uma cadência correta ou ideal?

NÃO! Como uma tendência recente, o sucesso de alguns escaladores que giram rápido, como o Froome, sugeriram alguma vantagem, mas nenhum teste comprovou, até o momento, que determinada cadência seja vantajosa, mas sabe-se que os extremos são menos eficientes.
Muitos ciclocomputadores possuem medidor de cadência, preso ao pedivela, para contar as voltas e informar na tela em tempo real, mas não se preocupe muito com isso. Se você não segue um treinamento específico baseado na cadência e se este número está entre 70 e 100 RPM, basta que o movimento esteja confortável.


Relação

A forma de facilitar uma subida ou de obter velocidade numa descida se baseia no princípio físico de máquinas simples em que as engrenagens, acopladas por uma corrente, giram em velocidades proporcionais aos seus tamanhos relativos. Ou seja: uma engrenagem de 10 dentes acoplada a outra de 20 dentes vai girar no dobro da velocidade da engrenagem grande. Essa RELAÇÃO define a força e a velocidade que queremos.


Câmbio traseiro (mão direita)

Chamamos as engrenagens traseiras de “pinhões”, que estão agregadas numa peça chamada “cassete”.
Por dividirem o mesmo eixo da roda traseira, quanto MENOR a engrenagem, MAIOR SERÁ A VELOCIDADE da roda para uma mesma cadência.


Câmbio dianteiro (mão esquerda)

Chamamos as engrenagens dianteiras de “coroas” (volantes, pratos). Por dividirem o mesmo eixo do pedivela, quanto MAIOR a coroa, MAIS VELOCIDADE da roda para uma mesma cadência.
Analogamente, se quiser fazer MENOS FORÇA, basta colocar num pinhão MAIOR e/ou numa coroa MENOR, com o sacrifício da velocidade.


Trocando de coroa

Uma dica para evitar uma mudança muito brusca de cadência na hora de alternar a coroa, sempre que for acionar o manete esquerdo, repita o movimento SIMULTANEAMENTE na mão direita, para acionar o câmbio traseiro, mas trocando duas marchas.
Isso é fácil de se conseguir na hora de aumentar (subir) a coroa, pois basta girar mais o pulso do manete direito para mudar duas marchas no pinhão. Na hora de diminuir (descer) a coroa, dê dois cliques na mão direita pra descer o câmbio traseiro para um pinhão dois "degraus" menor.


Evite trancos

Na hora de trocar de marcha, diminua um pouco a força no pedal para facilitar a troca e não provocar desgaste desnecessário da corrente, especialmente ao passar pra uma engrenagem maior (na frente ou atrás).
As bicicletas evoluíram muito, mas é possível quebrar a corrente numa operação negligente.


Esteja preparado

Principalmente antes de subidas íngremes, prepare a marcha pra enfrentar aquele trecho. Diferente de um carro, as marchas só trocam com o giro do pedivela, então você pode se ver numa situação ruim ao ficar numa marcha muito pesada no começo de uma subida ou ao parar a bicicleta no trânsito.
Numa descida, o risco é ser surpreendido por estar numa marcha muito leve e pedalar “em falso”, o que pode te desequilibrar.
O ideal é ir mudando o tempo todo e estar sempre numa marcha coerente com a sua velocidade.


Evite cruzar a corrente

Não use coroa pequena com pinhão pequeno nem (principalmente) coroa grande com pinhão grande, pois a posição deles é oposta e causa uma tensão exagerada na corrente. Os maiores ainda sobrecarregam o câmbio traseiro, pois o levam ao limite do tamanho da corrente.
Como regra geral, evite usar os dois ou três últimos ao mesmo tempo.
Os câmbios eletrônicos já fazem uma administração disso, mudando a coroa quando se submete a essa situação, mas enquanto sua bike não recebeu esse upgrade, lembre-se disso.