(11) 2638-2811 info@braddocks.com.br
Vídeos Assine nosso canal no Youtube

LUVAS - Muitas funções

Você conhece todas as funções de uma luva? Tem certeza?


As duas principais funções são segurança e conforto. Mas isso se divide em várias frentes. Assista a este vídeo e saiba se você conhece todas elas.

Segurança

Sem dúvida, a função mais importante da luva é a segurança, que se classifica em duas formas: ativa e passiva.

Segurança ativa

A segurança ativa é a que evita que o acidente aconteça. A luva ajuda nisso ao criar um grip (aderência) da sua mão com o guidão e evitar que ela escorregue por causa do suor.

Algumas luvas têm áreas refletivas, que ajudam a dar visibilidade no trânsito e a sinalizar em situações de pouca luz.

Em dias frios, manter seus dedos aquecidos também melhora sua sensibilidade nos controles e evita que você se acidente porque seu dedo não reagiu no tempo necessário pra frear, por exemplo.

Segurança passiva

A segurança passiva é aquela que diminui as consequências de um acidente.

Uma boa luva tem proteções reforçadas na palma da mão, que é a região mais provável de contato, pois instintivamente você sempre vai usar suas mãos pra se proteger.

Dependendo da modalidade, a proteção pode ser maior. No downhill, por exemplo, há proteções nas articulações e nas costas da mão, porque os impactos são mais fortes e imprevisíveis.

Conforto

A luva também tem um papel importante no conforto do ciclista, de várias formas diferentes.

Vibração

Além dos pneus, quadro, garfo e até da fita de guidão, a luva também ajuda a diminuir os pequenos impactos do piso que chegam na sua mão.

Uma luva com um material elástico nas palmas absorve e dissipa essa energia, que pode parecer pequena, mas num treino longo, provoca um desgaste grande no corpo.

Pressão

Uma boa parte do seu peso está depositada nas suas mãos. Essa pressão tem que ser distribuída para não dificultar a circulação sanguínea, o que pode gerar um desconforto e até problemas mais sérios, como formigamento e perda de sensibilidade.

Toalha

Sim! Uma luva pode ser usada como toalha. Não são todas, mas a maioria delas tem uma área atoalhada nas costas da mão, pra que você enxugue o suor do seu rosto. Tem gente que usa pra outras coisas, mas aí vai de cada um...

Full finger ou aberta?

Além dos dias frios, as luvas “full finger” são mais usadas nas trilhas, especialmente no downhill, por oferecerem mais proteção e permitir o “grip” da ponta do dedo com os freios, mesmo com barro. Para o ciclismo de estrada, é mais comum usar uma luva aberta, pra permitir mais conforto.

Dica

Na hora de comprar, veja se a luva tem essas alças. Elas facilitam muito pra tirar a luva depois do treino, com a mão suada. Muita gente já tem luvas com essas alças, mas não sabe pra que servem. Aliás, já soubemos de gente que cortou porque achava feio...